Funções administrativas
Existem quatro funções administrativas: planejamento, organização, liderança e controle. Essas são funções para dar a base da organização de uma empresa qualquer. A função planejamento é traçar as metas de organizações e como irão atingi-las. A função organização tem como objetivo estabelecer onde as decisões irão ser tomadas, como a divisão do trabalho e a escolha de funcionários.
A função liderança tem como finalidade envolver e motivar os funcionários das empresas para que se animem, empenham-se para atingir as metas organizacionais. Os funcionários precisam estar comprometidos, motivados e sentir que estão contribuindo para o bem andamento e funcionamento da empresa.
Já a função controle consiste em um acompanhamento dos avanços em direção ao cumprimento das metas, e na adoção de medidas quando não ocorre o avanço. O controle desta operação evolve padrões fixos para se cumprir as metas necessárias, comparação entre o desempenho real e esses padrões estabelecidos, e em seguida a efetivação de alterações para contabilizar o desempenho com esses padrões.
Papeis gerenciais
Papéis interpessoais: São cargos gerenciais, intensivos em termos de pessoas. Os gestores, ao executar o papel interpessoal do gerencialmente, desempenham três sub-papéis: líder nominal, líder e contato.
Papeis de lideres nominais: Exercem funções cerimoniais, como receber visitas, discursar, inaugurais novas instalações ou representar a empresa em almoços promovidos pela comunidade para apoiar entidades beneficentes da própria cidade.
Papel de líder: Motivar e incentivar os funcionários a cumprirem os objetivos organizacionais.
Papel dos contatos: Lidam com pessoas de outras unidades.
Papeis informacionais
Os gestores não apenas dedicam a maior parte do tempo em contatos “cara a cara” com outras pessoas, mas empregam grande parte dele para obter e compartilhar informações.
Papel de monitor: Analisar seu ambiente, onde obtém informações. Recebem informações em