Função o e fatores
A função de produção nada mais é que a representação gráfica das combinações de entrada correspondente a uma determinada saída. A quantidade de bens e serviços oferecidos ao mercado será determinada por esta função.Em outras palavras, é a combinação de diversos fatores de produção (trabalho, capital, tecnologia e etc) para um determinado volume de produtos.
Esta função é representada pela seguinte equação: Y = f(K,L). Que diz que a produção do país (Y) depende da quantidade de trabalho (L) e da quantidade do capital (K). A quantidade de trabalho é determinada no mercado de trabalho, enquanto os recursos de produção permanecem fixos (ao curto prazo).
Nos dias de hoje,como no momento possuimos varias tecnologias disponiveis, cada bem ou serviço que se deseja produzir possui mais de uma função de produção possivel.. A alternativa mais conhecida é aquela que combina muito trabalho e pouco capital (máquinas) ou muito capital e pouco trabalho.Ao empresário é dada a missão de definir a função de produção mais adequada, e para isso há duas conotações diferentes para esse termo:
• eficiência técnica: máximo de produto físico possível usando o mínimo de quantidade física possível de fatores de produção. Então, entre dois métodos, aquele que permite a obtenção da mesma quantidade do bem final com o uso de menores quantidades de todos ou de pelo menos um dos fatores de produção( é o mais eficiente em termos técnicos).
• eficiência econômica: neste conceito, são considerados os preços dos fatores de produção. Será mais eficiente em termos econômicos aquele método que representar menor custo de produção para produzir o mesmo volume de bens finais. O método mais eficiente em termos econômicos pode divergir daquele mais eficiente em termos técnicos, porque os preços dos fatores variam diferentemente entre si.
A melhor função de produção a ser escolhida será definida pelo empresário de acordo com seu critério da eficiência economica, dada a escolha do