Função e a importância da SESMT
O que é?
SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores e esclarecer os empregados dos riscos no ambiente de trabalho, promovendo ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Sempre visando à promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
FUNÇÕES
Criado em 1967 a partir do Decreto-Lei Nº 229, de 28/02/1967. E posteriormente regulamentado, mais precisamente em 1972 pela Portaria Nº 3237. foi criado com o aumento de acidentes que os funcionários, em geral, estavam sofrendo no local de trabalho. Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa.
QUAIS PROFISSIONAIS FAZEM PARTE DO SESMT?
Segundo a NR 4.4.2, os profissionais abaixo compõem o SESMT: Médico do Trabalho; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Técnico em Segurança do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
Tem empresas q optam por só ter um técnico de segurança no trabalho, nesse caso por lei o quadro do SESMT estaria incompleto.
QUEM DEVE CHEFIAR O SESMT?
Perante a lei não existe empecilho nenhum para que qualquer um dos profissionais assuma a liderança do SESMT. Sendo assim fica livre a escolha do empregador.
São algumas contribuições do SESMT:
Determinar o uso de EPIs caso seja necessário.
Interagir com a CIPA, e da todo suporte necessário como: (treinar, apoiar, etc.)
Analisar e registrar todos os acidentes em documentação específica.
Consolidar e registrar mensalmente todos os dados sobre os acidentes de trabalho.
O SESMT deve ter mais importância nas organizações, com isso