Função social do ecoturismo
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Departamento de Geografia
Disciplina: Ecoturismo – 2010.2
Professora: Iracema Miranda da Silveira
Bolsista: Ricardo Carvalho
Thaisa Accioly de Souza
Marcela Nogueira da Silva
Waleska Emmanuely do Nascimento
Temática: Participação da comunidade nas atividades do ecoturismo.
Função social do ecoturismo para a comunidade, com a realidade local.
Um dos segmentos mais crescentes da economia é o turismo, bastante popular ainda por ter efeitos positivos em vários setores da economia, como emprego e geração de renda, permitindo ainda, a nível cultural, um maior entendimento e respeito às diferentes culturas. Dentre os segmentos deste, o ecoturismo vem se desenvolvendo como fonte de renda para pequenas comunidades que dispõem de paisagens exuberantes.
O ecoturismo surgiu no século XX como uma extensão do Turismo Alternativo, que veio valorizar o patrimônio natural e cultural buscando a sua conservação e a formação de uma consciência ambientalista por intermédio de uma educação que se dá pelo processo de interação entre o meio e o turista. O ecoturismo se caracteriza como uma atividade sustentável que deve procurar inserir a comunidade local efetivamente em suas atividades, d e modo a garantir a sua melhora de qua lidade de vida como um todo, bem como a não -perda/ preservação da cultura local. A própria população que vive no entorno dessas áreas exploradas enxergam o ecoturismo como uma atividade econômica que permite não só proteger o ambiente, mas também obter recursos financeiros e materiais.
Os empregos gerados são, geralmente, pouco classificados (por exemplo, garçons, cozinheiras, guias), porém garantem uma melhora na qualidade de vida, vez que consigam, assim, ter um rendimento mais elevado do que se estivesse que trabalhar nos setores tradicionais, como a agricultura. Por muitas vezes, a qualidade ainda pode ser um fator de d istinção entre a concorrência,