Função reserva das proteínas
A albumina existente na clara do ovo, a caseína existente no leite e as proteínas armazenadas em certas sementes funcionam como reserva fornecendo aminoácidos ao organismo durante seu desenvolvimento. Albumina: Classe de proteínas solúveis, são sintetizadas nos hepatocitos e encontradas no plasma. Diferem das outras proteínas plasmáticas por não serem glicosiladas. Substâncias que contêm albuminas, como a clara do ovo, são designadas por albuminóides.
A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves.
A albumina é fundamental para a manutenção da pressão osmótica, necessária para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento intravascular e o extravascular, localizado entre os tecidos. A membrana basal do glomérulo renal, permite alguma filtração glomerular da albumina. A presença de albumina na urina na e é indício de doença renal ou extra-renal.
Doenças e casos clínicos relacionados: Insuficiência hepática; desnutrição; síndrome nefrótica; transtornos intestinais e enfermidades genéticas que provocam hipoalbuminemia (muito raras).
Caseína: é uma fosfoproteína encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos. A caseína contém um número razoavelmente alto de peptídeos de prolina que não interagem. Não apresenta nenhuma ponte dissulfeto. Como consequência apresenta relativamente pouca estrutura secundária ou estrutura terciária, não formando estruturas globulares. É usada na produção de adesivos, plásticos, como aditivo de alimentos e para a produção de produtos alimentícios e farmacêuticos.
Os casos clínicos relacionadas a caseína envolvem as alergias, sendo assim a ingestão diária dessa proteína sem o conhecimento de que a pessoa é alérgica pode causar uma intensa fadiga e em alguns casos asfixia (morte por falta de ar).
(1990) "Human-milk proteins: analysis of casein and casein subunits...". American Journal