Sociologia rural
Nos terrenos canadenses pesquisados, o nível de mecanização é bastante elevado. No baixo São Lourenço os silos representam os elementos mais onerosos do equipamento. Muitos exploradores adotaram métodos mais rápidos de silagem( aperfeiçoamento de silos, silagem em sacas e etc.). No oeste, são sobretudo as maquinas agrícolas que abarcam os investimentos maiores.
Quatro grandes tipos de equipamentos da fazenda podem ser distinguidos. Eles diferenciam os sistemas de criação de gado, característico do leste, da produção cerealista que domina o oeste, e por ultimo a quantidade de equipamentos postos em ação.
O primeiro tipo é característico do equipamento pesado do oeste, todos possuem ao menos dois tratores, cada exploração dispõe de , ao menos uma ceifadeira-debulhadora provenientes do mercado de segunda mão e cada exploração possui ao menos um caminhão.
O segundo tipo aparece exclusivamente em Esmerald, ele caracteriza uma forma mais leve de mecanização do oeste. A maioria das explorações não tem senão dois tratores ou menos e sua compra foi feita de segunda mão. Nenhuma fazenda dispõe de uma cedifadeira-debulhadora. O numero de caminhões é igualmente menor do que no primeiro tipo e são mais velhos. Salvo a ensiladora, os outros tipo de equipamentos são quase inexistentes.
O terceiro tipo é representativo da forma pesada de mecanização e todos os entrevistados que estão nesse grupo são provenientes de Quebec. Cada exploração dispõe de ao menos dois tratores. Trata- se de maquinas mais recentes e todas foram compradas novas. Três agricultor em quatro possui um ceifadeira-debulhadora, mas foram compradas de segunda mão. Nenhum desses produtores tem caminhão.
O quarto tipo provem, salvo uma única exceção, de Quebec, dispõe de menos instrumentos de que os outros grupos. Nenhuma das explorações possui mais de três tratores. Não foram encontradas nem ceifadeira-debulhadora nem caminhões.
O autoconsumo:
Até os anos 50, os agricultores do