FUNÇÃO REFERENCIAL
Centro de Ensino Grau Técnico
Curso técnico em edificações
Turma: EDF 03
Professora: Sandra Costa
Alunos: Antonio Cavalcanti Ednaldo Acioli Francielly Silva José Matheus Carvalho Paulo Sérgio Silvania Maria
INTRODUÇÃO
Vivemos em meio a um cotidiano puramente social, no qual nos interagimos com as outras pessoas por meio da linguagem.
A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja esta de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos. O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM
Uma eficiente forma de comunicação é a linguagem, é um elemento fundamental para estabelecermos comunicação com outras pessoas. A Linguagem também nos permite revelar nossos sentimentos, expressar nossas opiniões, trocar informações no intuito de ampliar nossa visão de mundo, dentre outros benefícios.
As funções de linguagem é a forma como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. Por ter como característica a multiplicidade a linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas. São ela:
Função Referencial ou Denotativa;
Função Expressiva ou Emotiva;
Função Apelativa ou Conativa;
Função Poética;
Função Fática;
Função Metalinguística;
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA
Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou