Função referencial e denotativa
|
As Funções da Linguagem
Função referencial ou denotativa
É aquela concentrada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. É Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular, não há possibilidades de outras interpretações. Não faz comentários, nem avaliações. A função referencial é a linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal, no “campo” do referente e das notícias de jornal e livros científicos.
Comercial JORNAL BOM DIA
O comercial do jornal “Bom Dia” descreve as principais noticias do dia como forma de divulgação do jornal, ele utiliza uma função denotativa, pois é direto e transmite a informação de maneira objetiva, sem causar ambiguidade.
Função emotiva ou expressiva
É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeições e exclamações. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.
Comercial TURMA DA MONICA -PEIXINHO
O comercial de protetor solar da “Turma da Mônica” transformou o assunto racional, de cuidado da pele contra a exposição solar, em algo emocional, com uma mensagem emotiva e subjetiva.
Função apelativa ou conativa
É aquela que se centraliza no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos.