Funçao referencial
Elementos da comunicação * 1. Canal: meio pelo qual circula a mensagem. * 2. Emissor: indivíduo ou grupo que codifica (emite) a mensagem. * 3. Receptor: indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem. * 4. Mensagem: o próprio texto transmitido. * 5. Referente: conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado a emissor e receptor. * 6. Código: conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.
Função referencial ou denotativa
A mensagem é centrada no referente,referencial, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, ou seja, às informações. Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular. Os textos que servem como exemplo dessa função de linguagem são os jornalísticos, os científicos e outros de cunho apenas informativo. A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa.
Características
* neutralidade do emissor; * objetividade e precisão; * conteúdo informacional; * uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).
Função Referencial (ou Denotativa)
Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. A intenção do emissor é transmitir informações sobre o referente. Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
No texto jornalístico acima, o emissor transmite sua mensagem ao receptor, informando-lhe sobre os riscos que o uso excessivo do petróleo pode acarretar ao planeta Terra.
Apresentação:
Apresentar os objetivos do trabalho .