obrigado por fumar
O objetivo da função fática é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
- No diálogo com a garota, na sala de aula, essa função pode ser facilmente identificada quando Nick faz três indagações a ela.
Por fim, na função poética, o objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
As funções da linguagem são recursos necessários para se estabelecer uma comunicação eficiente. Existem seis funções da linguagem. São elas: função referencial ou denotativa, função emotiva ou expressiva, função conativa ou apelativa, função metalinguística, função fática e função poética.
A função referencial ou denotativa transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta.
Na função emotiva ou expressiva o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
- No diálogo com a garota, na sala de