FUNÇÃO PSÍQUICA: AFETIVIDADE
Nesse sentido, na literatura há certa dificuldade em definir o termo afetividade. Sua etimologia vem do latim, derivada da palavra Affectio- relação, disposição, estado temporário, amor, atração.
Para Dalgalarrondo (2008,p.155) “ afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como humor, as emoções e os sentimentos, ou seja, são os afetos, formas de expressão, excitação da vida, de forma que se contrai ou se expande em relação as interações que se realiza consigo mesmo e com outro.
De acordo com o autor estas vivências afetivas distinguem-se em cinco tipos, a saber:
1. Humor ou estado de ânimo- estado emocional de inicio que se encontra uma pessoa em determinado momento. É uma "lente afetiva". Através do humor que vivenciamos o mundo e damos cor às nossas experiências e é vivido através de uma mescla de psíquico e somático.
2. Emoções- são as reações das pessoas a certas excitações interna ou externas, conscientes ou inconscientes a ele. Geralmente é intensa e rápida. São desencadeadas através de estímulos e frequentemente são acompanhadas de reações somáticas de diversas naturezas. É oque comove e perturba o instável equilíbrio existencial
3. Sentimentos- são estados e configurações afetivas estáveis, menos intensas e menos afetados por estímulos passageiros do que as emoções. Estão na ordem intelectual e de valores e dependem do contexto cultural da pessoa para se desenvolver. É um fenômeno mais mental do que psíquico. Basicamente são divididos em dois polos: desagradável (que compreende os sentimentos das esferas da tristeza e da agressividade) e agradável (que compreende os sentimentos das esferas da alegria e do atração pelo outro)
4. Afetos- É o tônus emocional que acompanha uma ideia ou representação mental. É o componente emocional de uma ideia. De modo mais amplo, usa-se