função organicas
Estas substâncias recebem a denominação de funções orgânicas, conheça nesta seção algumas delas e seus respectivos grupos funcionais:
Funções oxigenadas – aldeídos, cetonas, ácidos carboxílios, ésteres, éteres, álcoois;
Acetonas
O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).
Características físicas da acetona:
Este composto orgânico sintético tem a forma de um líquido incolor de odor característico e facilmente distinguido.
É fácil notar a presença da acetona nos salões de beleza, onde é usado na remoção de esmaltes. Basta abrir o recipiente que o contém e rapidamente o mesmo é inalado, pois evapora facilmente, além de ser inflamável (CUIDADO!) e solúvel em água.
CH3(CO)CH3
Fórmula química da acetona
Fórmula molecular da acetona
Obtenção da Acetona
Existem vários métodos de se obter Acetonas, um deles consiste em aquecer acetato de cálcio 300°C. A equação abaixo representa o processo:
A acetona (C3H6O) aparece como um dos produtos finais do processo.
Conheça algumas das utilizações da acetona:
O principal uso é com solvente de tintas, vernizes e esmaltes. É usada também como agente secante de objetos, como por exemplo, de recipientes em laboratórios. Devido a propriedade de ser miscível com a água, combinam-se ambos os líquidos e então evapora.
Cetonas são substâncias orgânicas onde o grupo funcional carbonila se encontra ligado a dois átomos de carbono. Uma cetona bastante conhecida é a Propanona. Cuja estrutura é a seguinte:
O ║
H3C ─ C ─ CH3
Esse composto é conhecido popularmente como Acetona, e se apresenta como um líquido de odor irritante e se dissolve tanto em água como em solventes orgânicos. Essa