Função Organica
1. Hidrocarbonetos Halogenados ou Haletos Orgânicos
Hidrocarbonetos halogenados são compostos resultantes da substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto por um ou mais halogênios. Eles podem ser obtidos a partir da reação dos alcanos com halogênios (Cl2 ou Br2) em presença de luz ou calor. O flúor é muito reativo (explosivo) e iodo é quase inerte na sua reação com os alcanos. As reações são por substituição. Ex:
Reação por substituição
Mais do que um hidrogênio pode ser substituído por halogênio, isto leva a uma grande variedade de compostos halogenados de larga aplicação. Um hidrogênio pode ser substituído por cloro e formar o cloro metano (CH3-Cl). O clorometano é um gás e é muito utilizado em refrigeração. Ele é empregado na fabricação do silicone e nas borrachas sintéticas. É também muito empregado como agente metilante (agente alquilante). Um segundo halogênio pode ser adicionado e teremos o diclorometano ou também denominado cloreto de metilena (CH2Cl2), também é muito utilizado como solvente e ele foi muito usado para extrair a cafeína do café por exemplo, para fazer café descafeinado. Seu ponto de ebulição de 40 0C permite remove-lo facilmente por destilação (processo de separação de líquidos baseado nos diferentes pontos de ebulição)..
Se um terceiro cloro for adicionado teremos o triclorometano (CHCl3) também conhecido como clorofórmio. Este composto foi um dos primeiros anestésico largamente utilizado. Ele foi substituído por outros anestésicos mais seguros e menos tóxicos, mas ele é ainda utilizado como solvente em laboratórios (ele é também encontrado em lança perfumes).
Substituindo todos os hidrogênios por cloro obtemos o tetracloreto de metila (CCl4) ou também conhecido como tetracloro de carbono. Ele foi usado como solvente de limpeza (lavagem à seco) e extintor de incêndio. Atualmente não se utiliza. A exposição ao tetracloreto de carbono e outros compostos clorados por longo tempo, pode