Cris
Esse é um filme que mostra o verdadeiro descobrimento do Brasil, mostra de forma clara temas polêmicos dentre a descoberta do Brasil, tais temas como: a história do dote, o incesto, violência sexual, a comunicação, a catequização do povo indígena, o conceito de matrimonio, a importância da mulher, entre outros.
Os portugueses a chegar ao Brasil se “perdiam” com as índias, o que acarretava na miscigenação dos povos quando ocorria um nascimento desse ato entre os portugueses e índias. A igreja católica por sua vez queria preservar a elite branca (portuguesa) e então começaram a enviar as jovens órfãs para o Brasil, para tornarem-se esposas dos homens portugueses que ali residiam. Em Portugal uma mulher era órfã assim que perdia seu pai, quando isso ocorria o estado se tornava responsável pelo seu futuro, ou seja, tinha livre arbítrio para decidir o futuro da órfã.
O filme relata bem esse fato, quando Oribela e mais algumas moças são trazidas para o Brasil contra a vontade para se casarem com pessoas que ela nem conheciam. O casamento estava atrelado a dotes de acordo com as condições de cada um, ou seja, era oferecido algo aos possíveis maridos e depois em uma espécie de salão as moças pareciam ser um tipo de objeto para leilão, onde eram expostas em fileira e oferecidas a seus respectivos maridos.
A mulher nessa época era vista como um simples objeto de prazer e de submissão, não podia dar opinião, nem se quer fazer algo de sua própria vontade, digamos que nessa época viviam somente em função de seus maridos para satisfação sexual e algumas obrigações da casa.
Existia muita violência sexual nessa época e é possível identificar isso no filme em varias cenas onde à satisfação sexual feminina não existia, não havia ato de carinho, era apenas sexo de uma forma extremamente brutal. O filme também deixa claro que o incesto era algo comum naquela época, pois como na colonização os colonos passavam muito tempo sem mulheres acabavam tendo relações sexuais