WOLR
Introdução
Cada um de nós reagimos de uma forma bem diferente em situações distintas, existem pessoas de opinião e auto estima forte, que conseguem com facilidade suportar tais tipos de humilhações ou situações constrangedoras. Por outro lado temos pessoas com uma mente mais fraca e que ficam desnorteados e sem rumo ao passarem por tais situações.
O Assédio Moral no trabalho é sempre praticado especialmente em cima daqueles que são mais vulneráveis e se abalam com mais facilidade em situações com essas, o agressor é covarde e usa de sua autoridade e poder para realizar os seus ataques. Quem sofre este tipo de agressão acaba desenvolvendo sérios problemas de saúde.
As práticas do Assédio Moral já existiam a muito tempo atrás, mas com acesso e aumento da informação o assunto vem ganhando atenção, dentro das empresas a chefia não da muita atenção a este tipo de assunto pois quem sofre realmente e geralmente são pessoas que estão um pouco mais abaixo da diretoria da empresa
Assédio moral no trabalho
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e