Função hepática
O fígado é a maior glândula isolada do corpo (gl. anexa do tubo digestivo) e corresponde de 2 a 5 % do peso corporal. Desempenha diversas funções vitais ao organismo eem caso de lesão possui grande capacidade de recuperação devido ao potencial mitótico dos hepátócitos e à hipertrofia do órgão. É necessário que ocorram grandes danos do fígado para que hajadiminuição da sua função ( 80 % do órgão pode ser destruído antes que qualquer anormalidade seja detectada ).
Fígado e Vesícula Biliar
Funções do Fígado
* Secretar a bile, líquido que atua noemulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase;
* Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos denecessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação;
* Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células;
* Sintetizar diversas proteínas presentesno sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras;
* Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação doorganismo;
* Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.
Tecido Hepático
É possívelperder cerca de 75% deste tecido (por doença ou intervenção cirúrgica), sem que ele pare de funcionar. O tecido hepático é constituído por formações diminutas que recebem o nome de lobos, compostos porcolunas de células hepáticas ou hepatócitos, rodeadas por canais diminutos (canalículos), pelos quais passa a bílis segregada pelos hepatócitos. Estes canais se unem para formar o ducto hepático que,junto com o ducto procedente da vesícula biliar, forma o ducto comum da bílis, que descarrega seu conteúdo no duodeno.
Outras dosagens da prova de função hepática
Uma vez estabelecido o diagnóstico