Função do goleiro
A Hidrografia do Piauí pode ser assim classificada: Rios do Litoral;.
Parnaíba e seus afluentes.
Os Rios do Litoral – isto é, cursos, d’água que vão diretamente a Atlântico sem ligar-se ao Parnaíba. São geralmente, de cursos reduzido, mas regularmente volumosos e deles distinguem-se:
Riachinhos – com extensão entre 5 a 6km, citando-se : Preá, Salseiro, Barro Preto, Velho Miguel, Coqueiro, Lagoa Doce.
Riachos – Tais como:
São Miguel – nasce em Parnaíba, junto ao povoado Bom Princípio, atravessa a Lagoa de São Bento e banha o Município de Luís Correia e o povoado Várzea, desemboca no Atlântico, junto à Barra Grande, no lugarejo São Bento, pelo lado, Oeste, tem 35 a 40km de extensão.
Camurupim – nasce em Cocal com o nome de Rio dos Campos, na Serra dos Macacos, é mais extenso que o São Miguel e possui 3 afluente: Apicuim, Juazeiro, Camboa do Preá. Atravessa a lagoa do Alagadiço e desemboca na mesma embocada do São Miguel, só que do lado Leste. Banha o povoado do seu nome e atravessa Luís Correia.
Ubatuba – nasce no Ceára, na Serra de Ubatuba, vem em direção Norte até receber o riacho Santa Rosa, passando a dividir o Piauí do Ceará, já com o nome de São João da Barra. Desemboca no Oceano com o nome Timonha. Recebe vários afluentes, tais como: Camelo, Carpina e Preguiçoso, todos pela margem esquerda e em Luís Correia.
Santa Rosa – tem 5km de extensão nasce próximo ao Camurupim, na Serra dos Macacos, com o nome de Ipueira. Banha a cidade cearense de Chaval. Parnaíba e seus afluentes:
O rio Parnaíba e seus afluentes, que constituem a Bacia Hidrográfica do Parnaíba são considerados como parte da Bacia Hidrográfica do Nordeste.
A Bacia do Parnaíba tem 342.988km² dos quais