Função de 1° e 2° grau
Na analise de fenômenos econômicos, muitas vezes usamos funções matemática para descrevê-los e interpretá-los.Nesse sentido, as funções matemática são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados á administrativo de empresas. Nessa seção descrevemos o conceito de funções e almas de suas representações.
No exemplo a seguir, A Tabela 1.1 traz a distribuição dos preços do quilo do
contrafilé no decorrer dos meses no ano de 2003.
Tabela 1.1 Preço médio do quilo do contrafilé em São Paulo no ano de 2003
| |
|Mês (t) |
Nesse contesto, a variável t é chamada de independente e a variável p é chamada de dependente; a imagem da função é o conjunto dos valores da variável dependente que foram associados á variável independente.
Representação gráfica da tabela 1.1
Figura 1.1 Preço médio do quilo do contrafilé em São Paulo no ano de 2003.
As funções também são representada por formulas que relacionam as variáveis. No exemplo dado não existe uma formula que relacione de maneira exata as variável t e P, mas podemos aproximar tal relação com a fórmula.
P = 0,0676 t + 6,6104
Figura 1.2 Reta que aproxima o preço médio do quilo do contrafilé em São Paulo no ano de 2003.
Tipo de Função
Muitas funções podem ser identificadas por apresentar características semelhantes. Nesta seção: função Crescente e Decrescente. Limitada e Composta.
Função Crescente ou Decrescente.
Na função do exemplo anterior, percebemos que, á medida que o numero t do mês aumenta o preço p da carne também aumenta; nesse caso,dizemos que a função é crescente.
Tomando como exemplo a demanda .q , de um produto em função