Funçoes Sintáticas
Sujeito: aquele que desempenha a acção.
Tipos de Sujeito:
Sujeito Simples - é expresso em um só núcleo
Sujeito composto - é expresso, pelo menos, por dois núcleos, separados por vírgula ou pela copulativa “e”
Sujeito Subentendido - não é expresso porque se subentende o agente da acção que aparece expresso em frase anterior ou posterior à frase em causa, quando não se refere às primeiras pessoas gramaticais (Eu e Nós) Sujeito Indeterminado- distingue-se do sujeito subentendido, porque não vem expresso anterior ou posteriormente à frase em causa, visto o sujeito não interessar tanto quanto a acção em causa. É ela (a acção) que se torna centro das atenções da frase: Sujeito Inexistente - existem verbos que não possuem sujeito; são eles verbos que expressam os fenómenos da natureza.
Predicado
Predicado Nominal- É constituído por um verbo copulativo ou de significação indefinida, isto é, que necessita de ser acompanhado de um nome, um pronome, um adjectivo, um advérbio, que referindo-se ao sujeito, completa a sua significação.
NOTA: Verbos Copulativos: Ser, estar, aparecer, continuar, ficar, parecer, permanecer,
Predicativo do Sujeito- É a função sintáctica desempenhada pela palavra ou expressão que se junta aos verbos copulativos ou de significação indefinida.
Predicado Verbal- É constituído por um verbo de que por si só pode constituir predicado seguido ou não de complemento.
É constituído por um verbo significativo, que podem ser intransitivos ou transitivos. Verbos intransitivos— São aqueles que possuem sentido completo, não carecendo, por isso, de qualquer complemento.
Verbos transitivos - São aqueles que, possuindo embora significação, se revelam insuficientes para exprimir integralmente a acção, precisando, portanto, de ser completados.
Esse complemento pode ligar-se directamente ao verbo (complemento directo) ou por intermédio de uma preposição