funçoes da linguagem
Os tipos de funções linguísticas são:
Função Referencia ou Denotativa: A função Referencial é a mais comum das funções da linguagem e centra-se na informação. A intenção do emissor de uma mensagem em que predomina essa função é transmitir dados da realidade ao interlocutor de forma direta e objetiva, sem ambiguidades. Essa é a função da linguagem que predomina em textos dissertativos, técnicos, instrucionais, jornalístico – informativos por excelência.
Como está centrado no referente, ou seja, naquilo de que se fala, o texto em que prevalece a função referencial normalmente é escrito em terceira pessoal.
Transmite uma informação objetiva, expõem dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é donativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.
Exemplos: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008
Função Conativa ou Apelativa:
Quando a intenção do produtor da mensagem é influenciar, envolver, persuadir o destinatário quando a mensagem se organiza em forma de ordem, temos a função Conativa ou Apelativa. Para tentar persuadir o destinatário, antes de tudo, falar a língua dele, apelar para exemplo e argumentos significativos em relação a sua classe social, a sua formação cultural, seus sonho e desejos.
O objetivo é de