questoes
Espanhola: regularidade da configuração das ruas e quadras sob forma de uma quadrícula semelhante a de um tabuleiro de xadrez, o chamado "traçado xadrez”, não levando em consideração a topografia natural do terreno e por isso procuravam escolher os locais mais planos possíveis.
Portuguesa: as cidades nasciam organicamente, sem leis diretoras. Não havia a preocupação em escolher terrenos planos, a preocupação fundamental era a posição estratégica comercial e a facilidade de defesa, e a cidade crescia sem planejamento, obedecendo a topografia natural (contornava-se os obstáculos ao invés de remove-los).
2 - O que implicou na forma de vida dos habitantes urbanos a Revolução industrial?
A revolução industrial gerou muitas conseqüências nos centros urbanos e na vida dos habitantes, como:
- a diminuição do trabalho artesanal e aumento da produção feita por máquinas e em menos tempo;
- utilização de em massa de trabalhadores assalariados nas grandes fábricas passando a maior concentração de renda para os donos das indústrias;
- aumento do êxodo rural, gerando um crescimento desordenado das cidades e problemas de moradias e saneamento;
- aumento da poluição do ar e aumento de doenças, acidentes de trabalhos por péssimas condições nas fábricas;
3 - O que a Revolução Francesa representa para o trabalho dos arquitetos do século XVIII?
O fim da revolução francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. Sendo assim, o povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. Os arquitetos deixaram de projetar para o governo e passaram a projetar para o povo, propondo uma nova linguagem arquitetônica.
Felipe Ferreira Fontoura