funçao compras
O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo em todo o processo de aquisição de bens e direitos, relatando todos os mecanismos desde a seleção dos fornecedores até a sua entrega e utilização.
Relata a importância sumária desta função dentro de uma organização, onde influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando também correlacionada à competitividade e ao sucesso da organização.
Menciona ainda, como um processo de compras planejado e eficaz, se torna uma ferramenta de gestão que busca minimizar os custos, culminando em melhores lucros para a instituição.
A meta central foi dirigida para a descrição e mensuração da importância deste processo, onde os resultados mostrarão pontos como:
a) a evolução do processo de compras dentro da empresa e seu papel crucial na competitividade do mercado
b) normas auxiliares que regem e determinam um processo eficaz durante a seleção de fornecedores, negociação, logística e armazenamento.
Os objetivos levam em consideração a função primordial e imprescindível do setor de compras, aos quais expressam de modo mais adequado nas decisões e nos impactos dentro da empresa.
2 A FUNÇÃO COMPRAS
A função compras é uma parte fundamental do Departamento de Materiais ou Suprimentos, que tem por intuito completar as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no tempo adequado com as quantias exatas, averiguar se ganhou efetivamente o que foi adquirido e providenciar armazenamento. Compras é, logo, uma operação do limite de materiais, muito importante entre as que ajeitam o processo de suprimento. Em aglomerado sistema empresarial, para se conservar um volume de vendas e um aspecto concorrente no comércio e, portanto, originar ganhos suficientes, a minimização de custos deve ser acuada e conseguida, sobretudo os que se mencionam aos materiais empregados, já que simulam um elemento apreciável na armação