História do Ponto do Marambaia
FACE – FACULDADE DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS.
ONDE MORA A HISTÓRIA
VANUCE FRANCA VIEIRA
Governador Valadares – MG
Junho/2009
VANUCE FRANCA VIEIRA
ONDE MORA A
HISTÓRIA
Trabalho apresentado á professora Patrícia Falco Genovez, como trabalho final da disciplina História de Minas Gerais e Regional, do 7º Período do Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE
Governador Valadares – MG
Junho/2009
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é a continuação do projeto “Onde Mora a História” sob a coordenação da Professora Doutora Patrícia Falco Genovez. Lembrando que a região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, onde fica localizado o Ponto do Marambaia1, alvo de nossa análise é de recente exploração, portanto toda análise feita aqui pode ser considerada quase que pioneira e que há ainda muitas questões a serem descobertas e revistas.
Para a construção do mesmo tomamos como base as entrevistas orais e documentos doados pelos próprios moradores, no qual tentaremos fazer um pequeno balanço de como se deu a formação distrito do Ponto do Marambaia. Sabemos que não é tarefa nada fácil para o historiador lhe dá com a História Oral. Pois além de fabricar as suas próprias fontes o mesmo ainda tem que recorrer a muitas pessoas que não estão interessadas em contribuir com a sua pesquisa. Cabe destacar ainda que este trabalho passou por inúmeras dificuldades, pois se tratava de um local onde as fontes eram mínimas, além do mais o objeto de pesquisa fica em um local distante do pesquisador, e que nem sempre poderia está esclarecendo as suas dúvidas com os moradores do lugar da pesquisa.
E mesmo que o tempo sendo minuciosamente aproveitado, quando o pesquisador esteve em contato direto com o objeto de pesquisa, nem todas as questões que dizem respeito a esse local podem reverenciadas.