Trabalho de TCC Voltado para o Urbano
Neste capítulo será apresentada a história do bairro de guaratiba, como ela surgiu e se desenvolveu até os dias atuais.
1.1- A HISTÓRIA DO BAIRRO DE GUARATIBA
Região inicialmente chamada de “Guratiba-Aitinga”, ou “Aratuquacima”, é uma palavra indígena usada pelos tupinambás, que habitavam o nosso litoral á época do descobrimento. Sua definição é “lugar onde há grande quantidade de garças /garceiro.” É fácil perceber que o vocábulo surgiu de outros dois:
“guará”, que quer dizer “ave”; e “tiba”, que significa “lugar onde há muita coisa reunida.” Daí: “Guaratiba”. Esta definição é uma realidade, pois até hoje nos encanta a reunião de garças Brancas, nos manguezais da região.
Atualmente a região destaca-se também, além de sua interessante paisagem, pela variedade de bares e restaurantes especializados em frutos-do-mar.
Imagem representativa de Guaratiba – Gaivotas
Fonte: site portal de Guaratiba 10/03/2011
Barra de Guaratiba
Distante cerca de sessenta quilômetros do centro do Rio de Janeiro e trinta do subúrbio de Campo Grande, Barra de Guaratiba é um dos mais belos e encantadores recantos da região. Quem a vir pela primeira vez, fica
1
maravilhado; quem já a conhece não se cansa de contemplá-la. Ao penetrar na
Barra de Guaratiba, vê-se em primeiro plano, as pontes que ligam a região á
Restinga da Marambaia; mais adiante o morro da Espia, de onde se descortina o horizonte, e, embaixo, a sua pequena praia banhando o pé do morro. Do morro da Espia, com o mar agitado, vê-se um imenso lençol de espuma causado pelas constantes ondas que quebram e rolam até guiriri (espécie de planta que cobre toda a extensão da restinga e produz pequenos cocos), época em que os surfistas aproveitam para estar na crista de todas as ondas, ou penetrando nos “tubos” que ali se formam. Com o mar morto, a enseada da praia da Barra de Guaratiba serve de porto para as embarcações, principalmente as traineiras que são ancoradas durante as horas de