TOTALITARISMO
O culto ao líder nacional: uma das manifestações do regime totalitarista
Para compreendermos melhor de que forma o totalitarismo funciona, podemos pontuar algumas das formas onde esse governo manifesta sua presença. No campo político, o totalitarismo não aceita a existência de múltiplas orientações político-partidárias. Segundo o pensamento totalitário, a existência desse tipo de organização política incita um contexto de divisão prejudicial aos interesses da nação. Por isso, os regimes totalitários preferem reconhecer a presença de um único partido.
Vendo no homem apenas o indivíduo, e não reconhecendo nele a pessoa, o Totalitarismo é o resposta errada a todos os desmandos do individualismo liberal. Como sistema político, ele se caracteriza pela implantação de um regime de força, no qual todas as atividades das pessoas e dos grupos são controladas pelo Estado. Ele controla a vida das pessoas, enquadrando-as dentro de seus objetivos e impondolhes suas doutrinas e sua ideologia, sob ameaça constante das penas mais severas, inclusive campos de concentração e pena de morte.
Censura, repressão, partido único, fechamento político, militarismo e nacionalismo são características dos regimes totalitários.
Os campos de concentração Na economia, o Estado totalitário empreende uma série de intervenções que colocam o mesmo como líder máximo e direto do progresso material da nação. De forma geral, as empresas estatais têm grande presença econômica e atuam