Fungos
Introdução
• Definição (Fungos)
• Classificação, estruturas e diversidade dos fungos
Desenvolvimento.
• Importância na Natureza
• Importância na Índustria
• Enfermidades que produzem nos cultivos e no homem
Conclusão
• O que aprendemos sobre os fungos
Bibliografia
Fungos
Os fungos são organismos aclorofilados heterotróficos, unicelulares, pluricelulares e eucariotas que pertencem ao reino fungi. Os fungos descendem de ancestrais de protistas.
Os fungos possuem parede celular, pelo menos em alguns estádios do seu ciclo de vida, no entanto essa parede celular tem uma composição química diferente da constituição da parede celular das células das plantas, essa parede celular quando existe é formada por quitina, um polissacarídeo que se encontra também na carapaça de muitos animais. O fungo é considerado animal porque o seu alimento de reserva é o glicogénio e não o amido como em todas as plantas, o fungo também é considerado planta pela sua própria morfologia.
Os fungos para viver, dependem de materia orgânica que lhes serve de alimento,também se alimentam dos produtos da digestão de substâncias presentes no meio onde vivem . Eles crescem sobre os cadáveres de animais e de plantas, sobre esterco ou sobre os mais variados tipos de matéria orgânica, sendo um dos principais responsáveis pela sua decomposição, alguns fungos vivem como parasitas na pele ou mesmo no interior do corpo de animais e plantas causando doenças.
Importância dos Fungos na Natureza
A grande importância dos fungos na natureza, é o papel de decompositor. Eles crescem sobre a matéria orgânica, restos de vegetais e animais, assimilando-os e transformando-os em substâncias mais simples para serem absorvidos pelos vegetais, permitindo assim, a reciclagem dos elementos da natureza. É um trabalho que nos passa desapercebido, mas sem ele a recirculação dos elementos da natureza estaria