Fungos e a produção de alimentos
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Doenças virais e bacterianas
Gabriel Moresco Vinci
Gabriela Cézar Baustark
Karina dos Santos
16 de Abril de 2014
Blumenau – SC
Sumário
Introdução
Principais doenças virais
Principais doenças bacterianas
Outras doenças virais
Outras doenças Bacterianas
Conclusão
Introdução
Os vírus são responsáveis pela maioria das infecções humanas, e as causam de diversas formas. O mais obvio é através da lise que eles podem causar a célula que a hospeda enquanto se multiplica. Muitas dessas doenças não são muito graves, como no caso da gripe. Outras, no entanto, apresentam maior gravidade, como no caso da poliomielite, meningite viral, hepatite, febre amarela. Os vírus são os únicos seres acelulares na Terra atualmente, e são exclusivamente patogênicos. São seres simples e muito pequenos. São compostos basicamente por uma capsula proteica que envolve o material genético, que pode ser tanto DNA ou RNA, ou os dois.
As bactérias são agentes etiológicos de diversas doenças, tanto do homem como de animais. Como nos vírus, algumas doenças são mais brandas, no entanto, as bactérias podem causas doenças gravíssimas. Dentre as de maiores gravidades, devem ser lembradas a meningite, a tuberculose, a lepra, a febre tifoide, o tétano e a cólera. As bactérias são unicelulares e também são seres simples, porem muito evoluídos. Foram os primeiros seres vivos na Terra. São constituídas basicamente por membrana celular, citoplasma, ribossomos e o plasmídeo.
Principais doenças virais
AIDS/SIDA
Esse nome vem do inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Essa doença é causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa de nosso organismo e as destrói. Ele penetra nos linfócitos através da membrana que os protege e, no interior