fungos
Na produção de pães, massas e bolos, de forma que o levedo Saccharomyces cerevisae se alimenta dos açucares e libera gás carbônico e gás etílico, esse gás faz com que a massa se torne leve e macia.
Durante a produção de queijos definindo algumas características, uma vez que são feitas perfurações dos mesmos, depois de prontos e nesses buracos são introduzidos bolores que se desenvolvem na presença do ar. Nesse processo são utilizados os fungos Penicillium roquefortii, Penicilium camembertii, entre outros.
Os Cogumelos, que são frutificações dos fungos da classes do Basidiomycota e Ascomycota, cerca de 200 tipo são comestíveis e contêm nutrientes de alto valor biológico.
Na Culinária Japonesa, onde o fungo fungo Aspergillu soryzae é utilizados para a fermentação do Shoryu. Esse mesmo fungo e o Saccharomyces rouxii são utilizados para a produção do missô.
As trufas que são fungos subterrâneos, da família Tuberaceae, seu sabor e aroma são agradáveis. Têm um aspecto de mármore bege ou negro.
Porém alguns fungos causam a contaminação dos alimentos, através da matéria prima ou do produto final, causando uma diminuição do valor nutritivo do alimento. Não existe uma maneira de inativá-las sem que ocorra um prejuízo ao alimento.
Fungos na Agricultura:
A maior parte dos fungos, assim como as bactérias, desempenho papel de grande importância na economia da natureza. Esses seres, na busca de seu alimento, decompõem o folhelho e as plantas mortas que revestem o solo das regiões florestadas, e degradam os restos de outros organismos. Nesse processo produzem anidrido carbônico, que passa para a atmosfera, e diversas substâncias minerais, que, dissolvidas no solo pela