Fungos na farmácia
Os fungos são microorganismos eucariontes que incorporam seus alimentos por absorção de nutrientes do meio. Suas células possuem membrana nuclear diferenciada e parede celular de quitina. Multiplica-se por reprodução assexuada ou sexuada.
A classificação é baseada com sua ação patogênica:
Os dermatófitos são fungos responsáveis por micoses cutâneas ou superficiais, algumas espécies são próprias de animais domésticos ou vivem no solo, podendo induzir manifestações inflamatórias intensas e reações alérgicas. Outras espécies são patogênicas especificas do homem e produzem inflamações de evolução crônica e pouco alérgica.
Os fungos responsáveis por doenças sistêmicas quando inalados afetam um ou mais órgãos.
A terceira classe é composta pelos fungos oportunistas, que causam doenças em indivíduos que se encontram com a defesa imunológica deprimida, parasitando na pele e mucosas.
2.Principais Doenças Fúngicas
Dermatofitoses são micoses superficiais causadas por fungos dos gêneros Trychophyton, Microsporum e Epydermophyton, encontrados no solo e vegetais. O ar, a água, as fezes, a urina e os alimentos podem veicular os fungos. Acometem as camadas superficiais da pele, dos pêlos e das unhas, do homem, de animais domésticos ou silvestres. São as micoses de maior incidência.
Tinha do Couro Cabeludo é causada pelo fungo do gênero Microsporum e Trychophyton. Caracteriza-se por placas que em geral são pequenas e múltiplas, com os pêlos cortados na superfície ou abaixo e podem deixar alopecia permanente.
Tinha dos Pés é uma infecção causada por Trychophyton mentagrophytes rubrum, mais comum das dermatofitoses, apresentando três tipos clínicos com frequente infecção associada das unhas. A forma vesico-bolhosa, localizada nas plantas e bordas dos pés, é pruriginosa e apresenta evolução aguda ou subaguda. A forma intertriginosa apresenta escamas e fissuras. A forma eruptiva apresenta lesões escamosas nas regiões calcaneana.
Tinha