Fundos oceanicos
Biologia e Geologia 10º Ano
Actividade Laboratorial
Expansão dos Fundos Oceânicos
Daniel Carvalho Nº 9 10º A 30/11/2011
Introdução
As rochas contêm minerais que, quando são submetidos à acção de campos magnéticos, adquirem e conservam o magnetismo durante muito tempo, mesmo depois de ter cessado o contacto. Os minerais magnéticos ou magnetizáveis comportam-se, pois, como minúsculas agulhas de bússola, orientando-se de acordo com as linhas de força do campo da Terra, quer durante a cristalização das rochas ígneas, quer durante a deposição, na - génese das rochas sedimentares.
Este fenómeno, que se designa por magnetismo remanescente ou paleomagnetismo, tem um interesse extraordinário, pois permite apreciar o comportamento do campo magnético terrestre gravado nas rochas em épocas geológicas remotas.
O estudo dos fenómenos de paleomagnetismo despertou grande interesse durante os anos 50, e muitas descobertas entretanto se fizeram. Entre estas, a de que rochas de diferentes idades exibiam com frequência sentidos de magnetização diferentes, ora orientando-se no mesmo sentido que o do campo actual - polaridade normal, ora orientando-se no sentido inverso ao do campo actual - polaridade inversa.
A descoberta, durante os anos 50, de que alguns minerais das rochas magmáticas podiam magnetizar-se durante a consolidação das rochas e conservar a magnetização através dos tempos veio a revelar-se um dos mais importantes instrumentos de investigação postos ao serviço da Geologia marinha.
Sabia-se que rochas de diferentes idades exibiam também diferentes sentidos de magnetização, mostrando-se ora polarizadas no mesmo sentido do campo magnético actual - polaridade normal - ora magnetizadas no sentido inverso ao do campo actual.
O estudo das rochas dos fundos marinhos com o auxílio de magnetómetros veio mostrar que estas se encontravam magnetizadas em grandes faixas alternadas ora com polaridade normal ora com polaridade inversa,