fundmentos historico
ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO
PASSO 2
Reconceituação do Serviço social
No início do Serviço Social, a atuação era sobre os efeitos das questões sociais, negando assim as transformações econômicas e sociais. Já o Serviço social reconceituado surge com a proposta de atuar nas causas das questões sociais, atuando revolucionariamente sobre o sistema.
O Serviço Social brasileiro buscou seguir os métodos de trabalho americano e introduziu no currículo das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, serviço social de comunidade e desenvolvimento de comunidade.
Do ponto de vista metodológico uma grande ênfase foi dada ao desenvolvimento de comunidade, que foi difundido pela ONU, OEA nas décadas de 50, 60 e início de 70, através de assistência técnica a projetos, cursos, seminários e alcance de ampla literatura.
Foram implantados grandes projetos com o apoio de instituições públicas como a SUDENE, SUDAM E SUDESUL e por iniciativa da igreja católica. E com a implantação dessa política em países como a America Latina revelou-se uma realidade subdesenvolvida: baixo índice de renda da população, ausência de infra- estrutura de saneamento, alto índice de analfabetismo, baixo nível de saúde e de escolaridade. Esses assuntos já não eram só de competência de economistas e sociólogos, mas, também dos técnicos de serviço social e da população em geral. Tudo isso resultou ao serviço social, um recuo ao desenvolvimentismo, novas e grandes indagações, críticas ao Serviço Social tradicional e uma necessidade de novas ideologias.
Em 1964 no encontro regional de escolas do Serviço Social do nordeste no Brasil, acontece a primeira manifestação em grupo de crítica ao Serviço Social tradicional e o primeiro ensaio de reconceituação.
A primeira expressão de renovação do Serviço social acontece em Araxá (1967) e em Teresópolis (1970), onde se tentou adequar o