FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
CURSO: SERVIÇO SOCIAL 3° PERÍODO
DISCIPLINA: FUNDMENTOS H. E TEORICOS M. DO S. SOCIAL II
PROFESSOR (A) EAD: MA. LAURA SANTOS
TUTOR (A) PRESENCIAL: MARIA AURICERIA S. SILVA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Maria Clelizângela de Sousa Silva \ RA: 369303
Regina Maria Pinho Rocha \ RA: 379028 Irismar Alves da Silva\ RA: 383089
CAXIAS – MA
ABRIL DE 2013
A reconceituação no Serviço Social se apresenta como o movimento de mudanças do Serviço Social nos quadro politico, cultural, econômico e principalmente no profissional foi influenciado por outras disciplinas que foram de suma importância.
Em nossos estudos observamos que nessa fase o serviço social marcou sua historia no Brasil com muita luta, antes e durante o movimento e ate mesmo depois, sempre se reunindo para discutirem assuntos que eram de grande interesse para a categoria e para o país, para que se tornassem independentes em relação aos norte-americanos, pois segundo estudiosos o profissional brasileiro do serviço social entre as décadas de 30 e 60 baseava-se nos ideais norte-americanos.
Vimos também à importância de outras disciplinas como a Sociologia, medicina e direitos que serviu como base para o Serviço Social.
Mas os assistentes sociais sentiram necessidade de pensar e colocar em prática suas ideias e renovações. Acontecendo assim o encontro de Araxá ocorrido em 1967, conhecido por I Seminário de Teorização do Serviço Social, vimos nitidamente que o assistente social se esforçava para caminhas com suas próprias pernas, mantendo-se firme em busca de melhores oportunidades de trabalho e salários. Deixando assim claro as inspirações de alguns filósofos que tinham em vista que o assistente social, pertencente à classe assalariada. No entanto depois que o serviço social foi mais valorizado dentro da sociedade. A