FUNDIÇÂO
4º Semestre de Engenharia da Produção
LABORATÓRIO DE FUNDIÇÃO DO METAL
Guilherme Fernandes Ziquinato 002201000467 Marcelo Forni 002201301664 Letícia Simões 002201300912
Itatiba
2013
RESUMO
No laboratório de fundição aprendemos a fundir um alumínio, ou seja, dar uma estrutura para ele. Pegamos pedaços de alumínio, e ainda em seu estado sólido, pesamos e levamos ao forno de modelo EDG FC1 por 61 minutos. Atingindo a uma temperatura de 800ºC.
Quando esse material atingiu a temperatura de 450ºC, ocorreu a fusão. O material passou de seu estado sólido para seu estado líquido.
Depois de 61 minutos dentro do forno, retiramos esse material e colocamos em duas coquilhas, uma de cobre e uma de aço para resfriar. Assim que resfriado, tiramos as medidas para descobrir qual foi a contração volumétrica do material em seu estado final.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças, objetos decorativos, joias/bijuterias, carcaças de máquinas, lingotes e outros. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades.
A fundição pode dar origem a peças acabadas, já em seu formato final, ou não. Nesse caso, elas podem passar por processos de conformação mecânica (por exemplo, forja), ajustes dimensionais, soldagem ou usinagem (para peças que serão usinadas é comum deixar um sobremetal). Mas, de modo geral, as peças fundidas passam por processos de acabamento como corte de canais, usinagem, e rebarbação. Quando necessário, as peças também podem