Fundações
ENGENHARIA CIVIL
“FUNDAÇÕES”
CARLOS VINICIUS ESTECA
GUILHERME FERNANDES
GEORGE CRISOTPHER CAPRISTO
LUAN DOS SANTOS BALBAROTI
Turma A
Profa. Cristiane
Junho 2013
Espaçamento/Esquadrejamento
O esquadro é um instrumento de desenho utilizado em obras civis e que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°.
Existem diversos tipos de esquadros: o primeiro, com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º; o segundo, com o formato de um triângulo retângulo escaleno de 30º-60º-90º. Quanto ao tamanho, ou se tem ou não escala, depende das funções que se quer explorar com o instrumento. Para quem não sabe fazer transferência de ângulos, existe um tipo de esquadro que é adaptável com um transferidor, permitindo fazer qualquer ângulo. Em engenharia civil é utilizado para verificação de ângulos das paredes.
Portanto, em relação a esquadrejar, você deve usar a regra do triangulo 3 x 4 x 5
Com três ripas com as dimensões acima indicadas você vai criar um esquadro com estas medidas e usará este esquadro para fazer as paredes com 90 graus exatamente.
Fundações com Radier
- Quando todas as paredes ou todos os pilares de uma edificação transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata, tem-se o que se denomina uma fundação em radier.
- Os radiers são elementos contínuos que podem ser executados em concreto armado, protendido ou em concreto reforçado com fibras de aço.
- A utilização de sapatas corridas é adequada economicamente enquanto sua área em relação à da edificação não ultrapasse 5 %. Caso contrário, é mais vantajoso reunir todas as sapatas num só elemento de fundação denominado radier (Figura abaixo). Este é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a