Fundações
Com freqüência, os riscos oriundos da construção em terrenos de forte inclinação ou em encostas de morros ou estradas são negligenciados por falta de informação, comprometendo assim a estabilidade da edificação e etc... sobretudo, a segurança dos ocupantes e usuários dela. Tais riscos - deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos - estão relacionados tanto às características do terreno quanto às da construção.
No que à construção se refere, cuidados com o projeto e execução de sua fundação e estrutura são fundamentais. Quanto ao terreno, tão fundamental quanto os anteriores são, primeiramente, a verificação junto a adequação da área para fins de edificação e, sendo ela adequada, o cuidado com o projeto e execução de obras de contenção de terra , que é garantida através da utilização de muro de arrimo.
Deve-se notar que o problema representado pelo peso da terra contra paredes e muros - que não de arrimo - além dos riscos já mencionados, pode causar ainda danos à obra e seus acabamentos, devidos, esses danos, principalmente à umidade da terra em contato com a parede.
É importante observar no caso em questão, que a parede tradicional como elemento construtivo é totalmente inadequada para suportar a pressão da terra, sendo necessário então, como já se viu, o emprego do Muro de Arrimo. É ainda recomendável que um especialista em Mecânica dos Solos seja sempre consultado quando houver a necessidade de contenção de terra, assim como um Engenheiro calculista, para a adequada definição da estrutura da construção. Isso porque, como se notou, são várias e complexas as questões a serem consideradas no projeto e execução de um adequado Muro de Arrimo.
Infiltrações no terreno colocam em risco os usuários e as construções.
Quando o muro de arrimo é necessário?
Normalmente os murros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma