Fundações
EDIFICAÇÕES
Técnicas construtivas
Memória de aula 04
FUNDAÇÕES
1. INTRODUÇÃO
Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura.
Devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes.
O solo deve ter resistência e rigidez apropriada para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
2. TIPOS DE FUNDAÇÕES
As fundações são classificadas em fundações diretas ou rasas e indiretas ou profundas.
As fundações diretas ou rasas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo pela fundação. São executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3,0 metros, e caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers.
As fundações indiretas ou profundas são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões.
3. DIRETAS OU RASAS
As fundações diretas são empregadas onde as camadas do subsolo, logo abaixo da estrutura, são capazes de suportar as cargas.
São aquelas que são dimensionadas de forma a distribuírem o peso da construção no solo para que a pressão exercida sobre o solo seja compatível com a sua resistência (do solo ).
Descrevemos com mais detalhes as fundações diretas mais comuns para obras de pequeno porte. 1.SAPATA CORRIDA DE ALVENARIA
São utilizadas em obras de pequena área e carga, (edícula sem laje, barraco de obras, abrigo de gás; água etc.).
É importante conhecer esse tipo de alicerce pois foram muito utilizados nas construções antigas e se faz necessário esse conhecimento no momento das reformas e reforços dos mesmos. As etapas de execução são:
a) Abertura de vala
• Profundidade nunca inferiores a 40cm
• Largura das valas:
- parede de 1 tijolo = 45cm
-parede de 1/2 tijolo = 40cm
• Em terrenos inclinados, o fundo da vala é formado por