FUNDAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS - CETEC
PROFA M. SC. FERNANDA NEPOMUCENO COSTA
CONSTRUÇÃO CIVIL – 2014.1
FUNDAÇÃO INDIRETA: BLOCO DE FUNDAÇÃO
JAMILLE FIUZA
LUANA FARIA
OMAR ASSIS
CRUZ DAS ALMAS -BA
SETEMBRO/ 2014
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
NORMAS DE REFERÊNCIA
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS
MATERIAIS NECESSÁRIOS
PROCEDIMENTO EXECUTIVO
CONTROLES A SEREM REALIZADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS OU BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
APRESENTAÇÃO
A fundação é o elemento estrutural responsável por transmitir as solicitações das construções ao terreno onde ela se apóia, sendo que além desta, deve apresentar uma resistência capaz de suportar a essas tensões, é de fundamental importância que o solo seja resistente e rígido o suficiente para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ao receber a carga.
Existem diversos tipos de fundação, e para a escolha da mais adequada deve-se levar em consideração fatores como a carga que recebem, as características do solo e dos elementos estruturais que as formam. As fundações se classificam em superficiais e profundas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apóia.
Quando as camadas superiores do terreno não são capazes de resistir às ações, é necessário recorrer a camadas mais profundas do solo, realizando, portanto, o uso de fundações profundas. Dentre as diversas soluções disponíveis, o uso de estacas de concreto armado é uma das mais difundidas no meio técnico. Porém, o uso desse tipo de solução requer um novo elemento estrutural capaz de realizar a ligação entre os pilares e as estacas. Tal elemento é conhecido como bloco de coroamento, bloco de fundação ou mesmo bloco sobre estacas.
Segundo a ABNT NBR 6118/03, blocos são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as