fundação
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 2º Ciclo
Semestre Letivo: 2013.1
Docente: Ana Cristina Ferreira Nascimento
Discente: Abraão, Islaine, Luis Henrique, Tamires Frota, Thais Costa.
1. Introdução O trabalho tem por objetivo analisar a Fundação Itaú Unibanco dando ênfase na Estrutura Organizacional, nos setores e características da Fundação, evidenciando a temática central, identificando os principais aspectos listados na bibliografia consultada.
2. Breve histórico da organização
A Fundação Itaú Unibanco, uma entidade fechada de previdência privada, foi constituída pelo Banco Itaú em 1960 e autorizada a funcionar pelo Ministério da Previdência e Assistência Social em 1979. A sua criação está baseada na preocupação do Banco com o futuro de seus empregados e dependentes e no equilíbrio econômico-financeiro-social de seus participantes.
Além do Banco Itaú, outras empresas coligadas ao grupo aderiram aos planos da Fundação e assinaram convênio de adesão, o que significa que por meio dos planos de aposentadoria complementar, os participantes, ao se aposentarem, poderão receber um beneficio de aposentadoria de acordo com as regras previstas nos regulamentos a que estão vinculados, correspondendo assim, aos objetivos primeiros da Fundação.
3. Planejamento
3.1. Caracterização do segmento de atuação da organização
A Fundação Itaú Unibanco opera em sintonia com as regras e práticas de governança corporativa, realizando os controles internos adequados ao porte, complexidade e riscos inerentes aos planos de benefício que administra, de modo a garantir o cumprimento de seus objetivos previdenciários e a segurança de seus participantes e assistidos.
Transparência, integridade e profissionalismo orientam o relacionamento da
Fundação com seus participantes e assistidos, colaboradores e patrocinadoras, bem como com o governo, entidades representativas do setor, administradores de recursos,