“Concepções corretas e errôneas a respeito da evolução"
Campus Rio Paranaíba
CBI 282- Ecologia Básica
“Concepções corretas e errôneas a respeito da evolução”
Alunas:
Ana Luiza Amorim Gomes
Raiane C. Velozo Silva
Prof.: Ézio Marques da Silva
Rio Paranaíba- MG
2014
Matrícula:
3617
3595
1-Por que “organismos individuais não evoluem”?
Evolução significa mudanças ao longo das gerações em que as formas dos organismos, incluindo a carga genética até a morfologia macroscópica, e seus aspectos comportamentais, são modificados a partir de seus ancestrais, ou seja, é uma mudança entre as gerações; e para haver gerações os organismos precisam reproduzir.
2-Por que a evolução “não tem propósito ou direção”?
A evolução “não tem propósito ou direção” tendo em vista que a seleção natural proporciona a variação das características de uma
espécie,
influenciadas pelo ambiente no qual vive e das variações genéticas que surgem por um processo aleatório.
3-Evolução significa progresso das formas de vida inferiores para superiores? Justifique.
Sim. A espécie é alterada porque indivíduos em qualquer geração são descendentes de, e herdam as propriedades de, somente alguns dos indivíduos da geração precedente, especificamente aqueles que se diferem de outros indivíduos com relação à algumas vantagens e isto os fazem superiores aos seus indivíduos antecedentes.
4-Explique objetivamente a frase: “... a seleção natural, por exemplo, é meramente a sobrevivência ou reprodução superior de algumas variantes genéticas em comparação com outros, sob quaisquer condições ambientais que estejam prevalecendo no momento”.
Na seleção natural alguns indivíduos da população tendem a contribuir com a variabilidade genética para a geração futura, isto ocorre devido a adaptação do individuo ao ambiente que vive, tornando-o capaz de sobreviver e reproduzir.
5-Explique: “Os organismos vivem em determinado ambiente, ao menos em parte, por acidentes da história. Os