avaliação funcional como norteadora da pratica clínica
LEONARDI, Jan Luiz, BORGES, Nicodemos Batista, CASSAS, Fernando Albregard. Avaliação funcional como ferramenta norteadora da prática clínica. In: BORGES, Nicodemos Batista e CASSAS, Fernando Albregard (Orgs) Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 105-109.
ROTEIRO DE LEITURA
1. Explique, com suas palavras, no que consiste a avaliação funcional e quais seus objetivos.
É por meio da avaliação funcional que o terapeuta analitico-comportamental interpreta a dinâmica de funcionamento do cliente, qual o motivo que o levou a procurar terapia e sugere a intervenção apropriada para modificar as relações comportamentais envolvidas, ou seja, é a avaliação funcional que identifica as relações de dependência entre as respostas do cliente, o contexto em que ocorrem, seus efeitos no ambiente e as operações motivadoras em vigor. Seus objetivos são: identificar o comportamento alvo e as condições ambientais que o mantém; determinar a intervenção apropriada; monitorar o progresso da intervenção; e auxiliar na medida do grau de eficácia e efetividade da intervenção.
2. No texto, os autores sugerem perguntas que facilitariam uma avaliação funcional. Dê um exemplo de três perguntas possíveis e que elementos a resposta a essas perguntas forneceriam ao terapeuta.
Uma das técnicas que favorecem o levantamento de informações sobre as consequências produzidas por determinadas respostas são perguntas ao cliente como "O que acontece quando você faz isso?"; " Se você não o fizesse, o que aconteceria?"; "Como você se sente depois que age desta maneira?", as respostas destas contribuiriam para o levantamento de informações necessárias para a formulação da avaliação funcional.
3. Uma crítica à terapia analítico comportamental refere-se ao fato dessa focar exclusivamente a questões do presente da vida do cliente. Com base no texto, como você se posicionaria frente a essa crítica?
A Análise do Comportamento