Fundação Jorge Duprat
Um empresário envolvido com a Segurança e Saúde no Trabalho. Essa frase poderia resumir quem foi o engenheiro civil Jorge Duprat Figueiredo. Formado em 1943 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, passados apenas sete anos, já era diretor-presidente da “Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A.”.
Esse paulistano, nascido em 4 de julho de 1918, foi o primeiro presidente da Fundacentro. Ficou quase 10 anos à frente da instituição, de dezembro de 1968 a setembro de 1978, que na época se chamava Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. Ao mesmo tempo, exercia o cargo de 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp.
7 ;phOj`^Acidentes - ABPA. Na época, já defendia que "O empresário investe bem, quando despende altas somas para tornar a sua empresa o protótipo da fábrica higienica e segura. E estará investindo primeiramente no Homem, o protagonista mais importante da sociedade contemporânea, e, em seguida, na sua produtividade, garantindo o aproveitamento integral dos seus esforços e das suas horas de labor. [...] Poupa, ainda, elevado prejuízo de mão de obra desperdiçada, de maquinaria avariada, de matéria prima inutilizada, de peças danificadas e de produto inacabado." - Discurso no XIII CONPAT - Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Também chegou a ocupar a presidência da ABPA. Na associação, incentivou campanhas para criar uma consciência prevencionista entre os trabalhadores e empregadores.
Convivência
A história da gestão de Jorge Duprat Figueiredo a frente da Fundacentro foi marcada pela realização dos CONPATs. Na cerimônia de abertura da 16ª edição, no ano de 1977 em Porto Alegre/RS, o presidente da Fundacentro afirmou: “Vale ressaltar o fato de que os Congressos Nacionais de Prevenção de Acidentes do Trabalho têm cumprido suas finalidades a partir do momento exato em que proporcionam o intercâmbio de ideias e experiências de seus