Semin Rio De Seguran A Do Trabalho
1919 - Foi regulamentada a Lei n.º3.724, de 15/01/1919, que compreende a intervenção do Estado nas condições de trabalho no Brasil, que passou a buscar um equilíbrio entre o crescimento industrial e a manutenção de um ambiente propicio à vida e à subsistência dos operários.
1950 - O rápido desenvolvimento industrial brasileiro e as obras de infraestrutura no país, assim como a construção da capital, elevam os índices de acidentes do trabalho.
1960 - Leva o governo a manifestar o interesse pela vinda de um técnico da
Organização Internacional do Trabalho (OIT) para estudar as condições de segurança e higiene do trabalho no Brasil, particularmente em São Paulo.
O Governo brasileiro inicia gestões com a OIT, com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro. Neste contexto, a ideia de criar uma instituição voltada para o estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho
1962 - Primeira missão Internacional da Organização do Trabalho
(OIT) no Brasil
No período de 05 de abril a 25 de outubro, esteve em São Paulo Isáac Thomas Cabrera, técnico da OIT, para estudar as atividades da subdivisão de segurança e higiene do Serviço Social da Indústria (SESI) e as condições de segurança e higiene do trabalho nas indústrias de São Paulo. Dessa missão se concliu pela necessidade de criação de um centro especializado aos problemas da “ proteção física” do trabalhdor.
1964 - Congresso Americano de Medicina do Trabalho
Proposta nesse sentido foi apresentada em março de, durante o Congresso
Americano de Medicina do Trabalho, realizada em São Paulo.
1964 – Conferencia Internacional do Trabalho
Durante a conferência, realizada em Genebra, em junho, o governo brasileiro, por iniciativa do Ministro do Trabalho e
Previdência Social Arnaldo Lopes Süssekind (na foto o primeiro à esquerda), coloca junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) a necessidade de