fundação casa
Mogi-Mirim
2013
TEMA : A importância de atividades educomunicativas nas unidades da Fundação CASA
Os meios de comunicação exercem grande influência na vida dos indivíduos, chegando aos mais diversos lugares e públicos e sendo formadores de opiniões. A sociedade contemporânea nos bombardeia a todo momento com novas informações, porém, muitas vezes, estas são absorvidas pela população de forma passiva.
Comunicação e educação são sistemas que operam segundo lógicas distintas, entretanto, possuem laços de dependência. Assim, através da integração da comunicação com a educação, há o surgimento de uma interdisciplina denominada “educomunicação”, cuja finalidade é a contribuição para a formação de indivíduos conscientes, informados e participantes da dinâmica social.
Dessa forma, esse projeto reconhece o potencial da prática educomunicativa, visando formar cidadãos autônomos, independentemente do lugar em que os adolescentes se encontrem, a fim de que ultrapassem a condição de mero receptor.
JUSTIFICATIVA:
Através da Educomunicação é possível promover a educação emancipatória, aquela que prepara o sujeito para pensar , desenvolver sua consciência e seu senso crítico.
Percepção da necessidade de preparar melhor os indivíduos para a inserção social de forma reflexiva e autônoma,
Ver filmes é uma prática social tão importante do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto à leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais. Através deles, é possível a inserção dos temas transversais em espaços formais e não formais, e a discussão de posturas da sociedade, tais como: preconceitos, violência,etc.
SITUAÇÃO PROBLEMA :
A nova moral da legislação contemporânea tem como um dos enfoques a internação de aspecto profilático, que possui o intuito de reeducar os adolescentes para a