a fundação serralves
ÍNDICE
Introdução
O que podemos encontrar na fundação Serralves
A casa
A Exposição
O Parque
Os Jardins
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves
A História da Fundação
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Neste trabalho iremos falar da Fundação Serralves, que ficámos a conhecer durante a visita de estudo ao Porto. Vamos falar sobre a sua constituição, o que podemos encontrar na fundação, a história da fundação, a casa, os jardins, o museu e mostrar algumas imagens.
O que podemos encontrar na Fundação Serralves
Constituída pela Casa, o Parque, o Museu de Arte Contemporânea, o Auditório e a Biblioteca, espaços que gere na prossecução da sua missão, a Fundação organiza e apresenta anualmente ao público uma programação diversificada de iniciativas, tendo como fins incentivar o debate e a curiosidade sobre a arte, a natureza e a paisagem, educar de forma criativa e promover activamente a reflexão sobre a sociedade contemporânea.
A Fundação de Serralves está localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, em Portugal, onde está instalado o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Casa de Serralves.
Foi criada em 1989, sendo numa parceria entre o Governo Português, instituições públicas e privadas.
Originalmente este espaço era uma casa (funcionava para a habitação). Tanto a casa como os jardins realizam o desejo e o sonho de Carlos Alberto Cabral (1895-1968), 2º Conde de Vizela.
Casa
Concluída em 1940, a Casa de Serralves foi mandada construir pelo segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Até à abertura do Museu de Arte Contemporânea, em 1999, a Casa de Serralves acolhia as exposições realizadas pela Fundação. O edifício, cujo projecto final é da autoria do arquitecto português Marques da Silva, é considerado um exemplo único de Art Déco em Portugal.