Fundação Casa ou FEBEM?
É necessário entender e compreender se a Fundação Casa reabilita os adolescentes ou os prepara para serem seres humanos frios e que não medem consequências para fazer o mal.
Varias fontes no google, afirmam “menores apanham mas também batem em funcionários.” Mas existe uma pergunta que não quer calar: será que apanhar frequentemente por desconhecidos não traz uma certa cede de vingança?
De fato ao conversar com pessoas sobre o assunto, muitos disseram que “tem que apanhar mesmo, não aprende em casa vai aprender na rua.” Mas o que significa aprender então? Será que estamos regredindo ou evoluindo com isso?
Segundo o Art. 7º do ECA (estatuto da criança e do adolescente) “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.” O Art. 18. Complementa “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”
Uma vez que foram notadas essas agressões em uma Fundação Casa, é necessário que todas as outras sejam inspecionadas, que todos os jovens tenham o direito de serem reabilitados com dignidade. É hora dos olhos serem abertos e acabar com tanta hipocrisia nesse país.
Finalmente, no hino nacional que ouvimos a vida toda diz: “Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce” É hora de ensinar aos menores infratores e a todas as crianças e adolescentes que são o futuro dessa nação o que realmente é amor e esperança.