Fundamentos
Na fenomenologia o serviço social se realiza através da intervenção social ou tratamento social. Se a fenomenologia entende o homem como um ser de relação, a que profissional do serviço estabelece com um ser de relação, a que o profissional do serviço social estabelece com o sujeito tem como objetivo torna-lo construtor de sua própria transformação.
A dialética Marxista postula que as leis do pensamento o que corresponde com as leias da realidade a um sô tempo. A dialética e a ciência que mostra como as contradições .
Na década de 60, as assistentes sociais organizaram vários encontros nacionais, regionais para por em pauta nos encontros. “configura-se então, o que passa a denomina de movimento de reconceituação do serviço social, determinado por uma conjuntura da crise e de dependência politico econômico em relação ao imperialismo Norte Americano”.
Em meados da década de 70, um grupo de assistentes sociais começa a pensar sua prática a partir da vidente instrumental técnica, na busca de alcançar a eficácia de sua ação. Este período e denominado por Netto de processo de renovação do serviço social.
Podemos citar o encontro de Araxá, ocorrido em 1967 conhecido I seminário de teorização do serviço social.
A o fazerem questionamento sobre a denominação, os profissionais começam a questionar também sua pratica profissional.
O movimento na América Latina influenciou o Brasil, mas este movimento em nosso pais Fo diferente considerando a organização da categoria que busca a fundamentação para a sua metodologia, teoria, técnica e operacionalização em função da realidade social. conclusao
A partir do conteúdo exposto, referente às três correntes teóricas, o positivismo, a fenomenologia e o marxismo, podem pôr em evidência as derivações metodológicas e os