Fundamentos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
NOME: MARLENE MACIEL FLORES
A Origem do Serviço Social
Gurupi/To
2010
[pic]
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social, Politica e Econômica do Brasil.
Prof. Rosane Ap. Balieiro Malvezzi
Gurupi
2010
[pic]
Introdução
A origem de Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissinalização da caridade e da filantropiá, das damas de caridade emergentes na Igreja catolica atravaés do humanismo Cristão, enfocando, sobretudo questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no neotomismo.
A evolução das primeiras formas de ajudar desola Antiguidade até a cientificidade da filantropia que dá origem ao Serviço Social. Fica em evidência a história do Serviço Social, num evoluir nem sempre tranquilo tendo mandito inalturado o objetivo da coesão social no qual seus conecimentos e experiências estão a serviço dos individuos.
Com a influência Social Norte-Americano e europeu coceito de assistência Social e volui da assistência mútúa aos programas de bem estar, a assistência individualizada e coletiva até a atuação profissional junto ao estado que assumi a responssabilidade da cura ou previnição de determinados maus sociais soluções de problemas e ação comunitaria com planos de bem-estar, saúde, educação e desenvolvimento.
O serviço social emerge como uma atividade com bases mais doutrinarias que científica, no bojo de um movimento de cunho refomista-conservador. E mesmo com o processo de secularização e ampliação do suporte técnico-científico da profissão, com o desenvolvimento das escolas e faculdades de serviço social sob influências das Ciências Sociais no marco do pensamento concervador do Serviço Social americano não houve ruptura com os paradigmas da profição muito pelo contrario, eles foram