Fundamentos
1122010
Fundamentos da Educação
CURITIBA
2013
Com a Revolução Industrial o capitalismo cresceu, e fez surgir duas classes sociais, a burguesia e o proletariado. Tais classes são economicamente opostas, e com diferentes influencia na política, a burguesia possuía o poder econômico e tinha muita influência na política, enquanto o proletariado não tinha nenhuma influencia na política e não era bem economicamente, pois era formada por trabalhadores e camponeses, que recebiam um pequeno salário.
Os burgueses representam uma pequena parte da sociedade, mas são os donos das indústrias, assim firmando sua existência. Eles possuíam controle do capital e da produção, assim dominando o processo e as condições de trabalho.
A sociedade burguesa atual, não aboliu as antigas classes, apenas substituiu as antigas condições.
Os proletariados representam a maioria da sociedade, são submissos aos burgueses, pois trabalham nas indústrias as quais os burgueses são donos, e por não possuírem meios de produção.
Com o descontentamento do proletariado, ou seja, dos trabalhadores, começaram conflitos entre o proletariado e a burguesia. Então começa a influencia da burguesia na educação, para com que os pensamentos de ordem, as contradições e a espontaneidade fossem deixados. A revolução burguesa era inevitável, pois ela tinha grande poder econômico.
Da idade media para a idade moderna ocorreu transformações na educação, tais como, a criança podia se expressar espontaneamente sem precisar se preocupar com as normas que a igreja as impunha. A burguesia usa de seu poder para influenciar a educação, assim fazendo com que acabassem as contradições. A doutrina substituiu a pesquisa, e as idéias de raciocínio e análises são trocados por idéias da ordem.
O papel social desempenhado pela escola
A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento