FUNDAMENTOS
Serviço Social – Noturno
Tutora: Profª Adriana Marques
FUNDAMENTOS HISTORICO E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
RELATÓRIO FINAL
FLAVIA RAMOS
RA
5569138055
KEYLA NATHANNE
RA
5310962911
MAGNA ALVES
RA
5318961629
ELIZANGELA BATISTA
RA
5321988372
GENOVEVA MARIA
RA
5313970512
ELIZETE CRUZ
RA
1299158326
Brasília,
18 de Abril de 2013
O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Com suas origens vinculadas ao assistencialismo religioso em especial da Igreja Católica, bem como, por outro lado, da mesma forma, mas por outros motivos, por instituições da autocracia burguesa.
No que tange às ações da Igreja Católica, além das práticas naturais de assistência social, tinha o condão de se reaproximar e refortalecer o poder político o quais vinha em franca decadência.
Ainda, com a busca da sedimentação do capitalismo e da industrialização, a burguesia atuava constantemente em papeis que assegurasse a rigidez ao poder estabelecido.
Neste contexto, o serviço social estabelecia suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica e às profundas transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira, e, as primeiras escolas foram instituídas por grupos e com fundamentos cristãos, onde se verificava a predominância da classe média, a qual buscava habilitações técnicas para a atuação remunerada, como também a gratificação pessoal.
Assim a reconceituação do o Serviço Social consistia em uma proposta de atuação nas causas, atuando de forma revolucionária sobre os sistemas sociais vigentes, importando em confrontar as profissionais da época, professoras do ensino primário, as quais eram originarias da burguesia e não tinham qualquer interesse na remodelação social.
O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americana, introduzindo nos currículos das escolas o estudo de caso, de grupo,