soluções
No sertão da Bahia, sob a liderança de Antônio Conselheiro, milhares de pessoas se juntaram no Arraial de Canudos, onde Conselheiro convocava os fiéis a combaterem a República. Fazia duras críticas a Igreja Católica, e pregava o não pagamento dos impostos. O governo começou a vê-los como uma ameaça, mandando tropas e destruindo povoado em 1897 deixando milhares de mortos.
Política dos Governadores
Foi um sistema político não oficial, que consistia na troca de favores políticos entre o presidente e os governadores, em que o presidente não intervia em questões estaduais em troca de apoio.
Revolta da Vacina
Em 1904 o governo impôs a vacina a população, por meio de uma revolta sanitária, já que as pessoas estavam vulneráveis a várias epidemias como febre amarela e varíola. Na raiz da revolta estava a parte da população que foi retirada a forçados cortiços e morros. A oposição militar aproveitou a situação para tentar depor o presidente. A revolta foi sufocada deixando mortos de ambos os lados.
Convênio de Taubaté
A produção cafeeira no fim do século XIX estava muito alta, o que baixou o preço do café. Em 1906, durante o mandato de Rodrigues Alves, representantes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro firmaram na cidade de Taubaté um acordo conhecido como Convênio de Taubaté, que exigia medidas de valorização do produto.
Revolta da Chibata
Liderados por João Cândido, em 1910, os rebelados da marinha queriam o fim dos castigos corporais severos aplicados em marujos negros por oficiais brancos, redução do horário de trabalho e concessão da anistia. Assumiram o controle de navios da Marinha, o presidente prometeu atender as reivindicações, porém prendeu e deportou muitos deles.
Revolta de Juazeiro
A família Acioli tinha o poder sobre o estado do Ceará por meio do coronelismo, mas o presidente indicou um novo governador, Marcos Franco Rabelo .Os coronéis reagiram enviando centenas de sertanejos para capital, onde foram detidos pelas forças